Atendimento e Acompanhamento

A intervenção dos órgãos administrativos locais no âmbito da Acção Social tem-se revelado cada vez mais importante para a atenuação dos fenómenos de pobreza e exclusão social de indivíduos e famílias. Por isso, torna-se prioritário intervir imediata e progressivamente nesta área.

Com o intuito de apoiar a população, a Junta de Freguesia da Venteira aderiu ao SAAI, Sistema de Atendimento e Acompanhamento Integradonuma parceria com a Câmara Municipal da Amadora e a Segurança Social. O atendimento da ação social, anteriormente realizado no Instituto da Segurança Social, passou a ser feito nas Juntas de Freguesia, permitindo uma maior proximidade à população e uma resposta mais eficaz, rentabilizando os recursos da comunidade. Foi ainda criado o gestor de caso - a cada utente está atribuído um único técnico - para que não exista duplicação de respostas. São instrumentos de acção destes técnicos os apoios económicos da Segurança Social, o fundo de coesão da CMA e o fundo de emergência social da JF, bem como os recursos das várias instituições perceiras da freguesia.

 

O Atendimento Social é efectuado pelas técnicas da Junta de Freguesia – Dra Inês Prazeres e Dra Anabela Mota, e pela técnica da Câmara Municipal da Amadora - Dra Odete Lopes.

HORÁRIO: 4ª e 5ª feira, mediante marcação na semana anterior (6ª feira)

 

A Junta de Freguesia da Venteira tem como uma das suas prioridades a prevenção e redução dos fenómenos de pobreza e exclusão social. Assim, para além do SAAI, a Junta desenvolve diversos projectos, quer autónomos quer em parceria com outras entidades, que visam a melhoria da qualidade de vida da sua população e sobre os quais pode obter mais informações no nosso website.